terça-feira, 18 de dezembro de 2018

A Evolução de Team Fortress desde os primórdios!





História[editar | editar código-fonte]

Team Fortress, ou TF como é conhecido, é uma modificação (MOD) de muito sucesso para o jogo Quake I e depois atualizada para a versão QuakeWorld (versão do Quake com código de rede ou netcode melhorada).
A versão 1.0 foi lançada, em 24 de agosto de 1996, como uma modificação gratuita para o Quake I. A versão 2.0, para Quakeworld, foi liberada no dia 22 de dezembro de 1996. Essa versão para QuakeWorld também é conhecida como QWTF pela comunidade.
Team Fortress foi criado originalmente pelos autores Robin Walker, John Cook e Ian Caughley, que sentiam a necessidade um jogo de estratégia em equipes, só que utilizando a perspectiva em primeira pessoa, para competições em LANs (Local Area Network). A versão 1.0 incluía as classes Scout, Soldier, Demolitions Man, Sniper e Medic. Na versão 1.1 houve a inclusão da classe Heavy Weapons Guy e o lançamento do mapa 2fort, provavelmente o design de mapa mais copiado de toda a história. Depois de lançar a versão 2.0 do Team Fortress, com suporte para a versão QuakeWorld, o interesse pelo Team Fortress atingiu níveis extremos, com aproximadamente 40% da comunidade Quake rodando servidores dedicados à modalidade por meses.
Em 1997 a Team Fortress Software foi fundada e em 1998 foi comprada pela Valve Software, produtora do aclamado jogo de primeira pessoa, Half-life. Desde a venda, e antes mesmo de ser comprada pela Valve, os autores originais prometiam a continuação do Team Fortress. Junto com a Valve, a TFS começou o desenvolvimento e o resultado foi uma continuação conhecida como Team Fortress Classic (TFC) para o Half-Life.
Em 2007, após 8 anos em desenvolvimento, foi lançado o Team Fortress 2, sequência do Team Fortress utilizando a Source Engine.

O Jogo[editar | editar código-fonte]

Team Fortress é um jogo de tática e estratégia. O jogo é entre dois times, um azul e um vermelho. Existem modalidades para três ou mesmo quatro times, mas são raros.
A modalidade mais comum no Team Fortress é a captura da bandeira (flag) inimiga. Ao mesmo tempo em que se tenta capturar a bandeira inimiga, o time deve defender a sua bandeira para que o time inimigo não a capture. Essa modalidade é conhecida como Capture the Flag ou CTF. Existem outras modalidade, como controle territorial (ex. o mapa Canalzone), proteção/assassinato de VIP (ex. The Hunted) entre outros.
O Team Fortress tem mapas especiais, que contém eventos próprios que controlam o andamento do jogo, bem como sua pontuação.

Classes[editar | editar código-fonte]

A característica principal do Team Fortress é o uso de classes de jogadores. Cada classe possui uma característica e habilidade própria, como armas especiais, quantidade máxima de vida, armaduras (explosão, isolantes(asbesto) e perfuração) e velocidade de deslocamento.

Scout[editar | editar código-fonte]

É a classe mais veloz dentre as outras classes. Ele é ótimo para captura de bandeiras e reconhecimento de território.
Estatísticas do Scout:
Vida: 125
Velocidade: alta
Habilidades: capturar pontos de controle e objetivos duas vezes mais rapido
Armas: taco, espingarda, pistola

Sniper[editar | editar código-fonte]

Classe de ataque a longa distância e com apenas um tiro certeiro na cabeça pode matar um inimigo com armadura média-alta.
Estatísticas do Sniper:
Vida: 125
Velocidade: média
Habilidades: zoom da mira telescópica
Armas: rifle de sniper, submetralhadora, kukiri

Soldier[editar | editar código-fonte]

O Soldier é ótimo para suporte de ataques ou mesmo na defesa. Apesar da velocidade média tem armadura e vida alta.
Estatísticas do Soldier:
Vida: 200
Velocidade: média
Habilidade: rocket jump (pulo com foguetes)
Armas: pa, shotgun, e rocket launcher

Demoman[editar | editar código-fonte]

Ótima classe para confrontos de pequena distância, devido às armas que carrega. Ótimo no ataque ou na defesa.
Estatísticas do Demoman
Vida: 175
Velocidade: média
Habilidades: prepara stickybombs, stickyjump e demoknight
Armas:garrafa, lancador de granadas e lancador de stickbombs

Medic[editar | editar código-fonte]

Bom para confrontos em média e curta distância. Restaura a saúde dos jogadores. Um médico bom consegue ajudar a defesa a aguentar mais os ataque inimigos.
Estatísticas do Medic:
Vida: 150
Velocidade: média
Habilidades: ubercharge, overheal
Armas: serra de ossos, arma medica, arma de seringas

Heavy[editar | editar código-fonte]

Heavy possui uma Minigun de alto calibre e cadência. O personagem mais lento, mas que possui mais armadura.
Estatísticas do Heavy Weapons Guy:
Vida: 300
Velocidade: baixa
Granada 1: normal
Granada 2: mirv
Habilidade: pode soltar sanduiches como kit medico
Armas: punhos, shotgun e miniun

Pyro[editar | editar código-fonte]

Classe versátil em qualquer distância com a vantagem de deixar os inimigos em chamas, enquanto se afasta, provocando danos indiretos.
Estatísticas do Pyro:
Vida: 175
Velocidade: média
Habilidade: não fica em chamas pelo dano de lança-chamas de Pyros inimigos e pode refletir projeteis inimigos
Armas: machado, shotgun, lança-chamas

Spy[editar | editar código-fonte]

O Spy pode se fantasiar de uma classe diferente, da cor do time adversário. Ele também tem a habilidade de fingir-se de morto. O Spy é muito bom para reconhecimento da defesa inimiga e para confundi-los.
Estatísticas do Spy:
Vida: 125
Velocidade: média
Habilidades: invisibilidade, disfarce, fingir-se de morto e esfaquear pelas costas (backstab)
Armas: revolver, sabotador, faca, kit de disfarce e relogio de invisibilidade

Engineer[editar | editar código-fonte]

O Engineer um personagem essencialmente tático para defesa. Constrói sentinelas e fornecedores de munição e vida Ele também pode por teletransportadores para facilitar e agilizar a velocidade do time
Estatísticas do Engineer:
Vida: 125
Velocidade: média
Granada 1: normal
Granada 2: emp
Habilidades: construir sentinelas, fornecedores e teletransportadores
Armas: railgun e super shotgun

TF no Brasil[editar | editar código-fonte]

Team Fortress não foi um jogo muito popular no Brasil, tendo poucos servidores dedicados e quase nunca lotavam. O auge do sucesso foi a realização da Quakenet 3, uma pequena LAN Party da América Latina [carece de fontes] em 1998, com pouco menos de 250 participantes.

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